segunda-feira, 14 de junho de 2010

Blogagem coletiva: Lugares - Brasília

DSC08335
Da janela do apartamento de meus pais posso encantar meu olhar com um  verde e um horizonte surpreendentes. Isso me deixa feliz pois é uma paisagem que mostra uma Brasília diferente. Diferente não apenas por sua arquitetura tão bem delineada por Niemeyer e Lucio Costa ou pelas imagens poluídas que nossos políticos teimam disseminar a cada dia.
DSC08336É bom saber que o arco-íris está presente naquele cerrado e que apesar de propagarem que é uma cidade sem esquinas, posso dizer que há um pouco de família, de cheiro de verde, de sensação de fazenda. Lá quando passeando por suas calçadas, podemos comer manga, catar abacate, jabuticaba. Tem muitas árvores frutíferas.
 DSC07873DSC08001DSC08344 DSC07913
Sei que não é uma cidade badalada e que seu clima é péssimo quando esse seca. Mas digo que me sinto em paz olhando o céu que ainda não foi invadido por prédios imensos e que o horizonte é logo ali. E as nuvens fofinhas que invadem o azul do céu?  Só posso comparar com o vendedor de algodão doce que segue seu caminho calmamente esperando vender sua pequena nuvem que parece ilusão gostosa que nos deixa feliz.
DSC07957DSC07991    DSC07940DSC07941 DSC07936
Pássaros de todas as raças descansam em galhos, postes e até nos azulejos da Igrejinha que na sua simplicidade é tão majestosa!
DSC07960 DSC07916 DSC07919    DSC08057 DSC08044 DSC08048
De suas frestas podemos nos deparar com surpresas e suas árvores com galhos tortos são esculturas que enchem de beleza o espaço tão grande de Brasília. Pensemos um pouco mais na hora do voto porque as "esculturas" que farão parte de nosso governo usarão seus galhos  para enriquecimento próprio e não de seu povo.
DSC08005 DSC08025  DSC08031
DSC07992Brasília também é bela! Não tem mar nem montanhas mas tem flores e um por do sol

DSC08036
grandioso e lindo!  É só dar uma chance e se livrar do clichês que ela se desvenda para além de seus políticos.

5 comentários:

pensandoemfamilia disse...

Olá

Estive em Brasilia ano passado e gostei do que vi e como vc ressaltou "não foi invadida por prédios imensos e que o horizonte é logo ali."
Realmente, ela pode de desvendar para além dos políticos.
bjs

Lu Souza Brito disse...

Olá Fernanda,

Gostei de ver Brasilia por um outro olhar. Acho mesmo que sempre devemos nos despir dos clichês ao conhecer uma cidade, porque ela pode nos revelar de maneira totalmente surpreendente se estivermos disposto a conhece-la de verdade e nao apenas refazer o que todos fazem e propagam.
Um amigo esteve ai este fim de semana, convidado pela embaixada da Africa do Sul para assistir o jogo de estreia da Copa. Disse que ficou encantado com a cidade, apesar do clima de "politicagem" - palavras dele.

Celso Mathias disse...

isso esta lindo amor...seu olhar é peculiar!!!!Qd eu crescer quero fotografar assim!! BJS E TA MUITO

orvalho do ceu disse...

Olá,
Não conheço Brasilia, mas pretendo...
Colocou fotos simples para retratar um lugar que deve ter muito de sofisticado...
Em tudo, achar o que é lindo e não chique somente!
Parabéns!
Bom jogo com vitória pra nós hoje...
Muita paz!

Sandra disse...

Agora já sou o nº 15.
Viva..
Quem sabe vc também faz parte por lá.
Carinhosamente,
Sandra