segunda-feira, 10 de maio de 2010

Blogagem coletiva - verde: A enchente






As notícias sobre tragédias no Rio e em outros lugares pelo mundo têm sido demasiadamente alarmantes. Por um lado acho muito bom pois temos que tomar consciência que não apenas o planeta, mas os seres humanos correm sérios perigos quando se olham e se portam como soberanos. Por outro é muito triste pois muitas pessoas têm seu olhar mirado apenas para o lado negativo de tudo que é noticiado.


Se me permitem, hoje quero falar do verde que nos rodeia. A "Blogagem Coletiva" nos deu sinal para isso. E aí direcionei meu olhar para a minha rua. Veja só o pedantismo, quem disse que essa rua é minha? Não, ela é de todos. Mas, resolvi expandir a minha visão e percebi que de um dos morros, que ainda não foi transformado em "comunidade", escorria uma enchente de árvores com toda a exuberância da cor da semana - verde. Vi que que toda essa beleza transpirava em harmonia e singeleza onde a vida teima em reinar. E que onde há violência, também, se faz presente a paz. Esta que vem sendo procurada fora de nós humanos. Então, alardeamos que devemos salvar o planeta e não as pessoas que habitam tal espaço. O verde conseguiu sobreviver a um meteoro...


Mas voltando a enchente na rua em que moro, ela acontece diariamente e talvez por isso algumas pessoas querem que ela termine. Toda manhã, ela respinga folhas no chão e isso dá trabalho para quem tem limpar a calçada. Aliás, é uma enchente desgrenhada com galhos disformes e não modelados como alguns jardins europeus. Mentes colonizadas que não enxergam a renda que é tecida quando da calçada olhamos por entre a folhagem. E no calor? Do jeito que estamos indo, enchentes com essa vão se fazer necessárias.


Só tenho uma coisa a acrescentar: A enchente na rua em que moro desemboca na beira da praia...